| *
			                 AEE para Deficiência Física e Mobilidade Reduzida | 60h | 
                    
                        | Deficiência Física; Atendimento Educacional Especializado; Avaliação de Alunos com Deficiência Motora; Adaptações Necessárias; Orientação e Mobilidade / Autonomia e Independência. | 
                                    
                        | *
			                 AEE para Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira | 60h | 
                    
                        | O Funcionamento da Visão; A Deficiência Visual; Avaliação Funcional da Visão; Orientação e Mobilidade (OM); Atendimento Educacional Especializado; Sistema Braille e Código Matemático Unificado; Recursos Didáticos. | 
                                    
                        | *
			                Educação Inclusiva | 60h | 
                    
                        | Conceitos e Fundamentos da Educação Inclusiva; Do Processo de Integração ao Processo de Inclusão; A Valorização das Diferenças na Escola como Fator de Inclusão; A Organização Docente na Educação Inclusiva; Teoria e Prática Segundo Pesquisadores; Uma Experiência de Pesquisa Sobre Inclusão na Escola Regular ? A Realidade Discursiva dos Profissionais; Que Caminhos o Professor Deve Percorrer para Ensinar e Aprender na Diversidade?; Algumas Competências Didáticas Para a Educação Inclusiva; Quanto Vale a Contribuição dos Pais no Processo De Inclusão?; Conto de Uma Experiência de Inclusão/Exclusão Escolar de Uma Pessoa Portadora de Deficiência Visual; Considerações Finais. | 
                                    
                        | *
			                 Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais | 60h | 
                    
                        | Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil. | 
                                    
                        | *
			                Teoria e Metodologia da Inclusão | 60h | 
                    
                        | Papel da Escola na Integração Social dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Integração Social Escolar; A Inclusão da Criança dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Projetos da Pedagogia, Psicologia e Áreas Afins como Alternativa para o Ensino-Aprendizagem; Pedagogia Inclusiva; Psicologia Educacional; Educando com Altas Habilidades; Superdotação: Educação; Altas Habilidades e a Escola. | 
                                
                    | *
                        Disciplina obrigatória.
                        Total | 300h |