| *
			                Metodologia do Ensino de Geografia | 60h | 
                    
                        | O Nascimento da Geografia, História, Ciência e Constituição da Disciplina Escolar; Ensino de Geografia; Desenvolvimento de Uma Prática de Ensino; Reconhecimento do Processo Cognitivo; Conteúdos Fundamentais da Geografia; Planejamento das Atividades; Relação entre as Escalas; A Importância da Cartografia na Geografia; Alfabetização Cartográfica; Instrumentos de Investigação do Espaço Geográfico; Trabalho com Mapas; Estudo do Meio e Interdisciplinaridade. | 
                                    
                        | *
			                O Clima: A Atmosfera e a Vida Terrestre | 60h | 
                    
                        | A Atmosfera Terrestre; Meteorologia e Climatologia; Conceitos Fundamentais: Clima, Estados Atmosféricos, Fatores do Clima e Atributos; Escalas do Clima; Energia Solar e Transferência de Calor; As Florestas e o Clima; A Influência Oceânica e das Águas no Clima; Massas de Ar e As Frentes; As Principais Massas de Ar Atuantes na América do Sul; Domínios Climáticos do Brasil; Mudança Climática Global e Desequilíbrio Ambiental; Anomalias Climáticas. | 
                                    
                        | *
			                Tópicos de Biogeografia e Meio Ambiente | 60h | 
                    
                        | Conhecendo a Geologia; Minerais e Rochas: Gênese e características; Processos geodinâmicos internos; Teoria da tectônica de placas; Conhecendo a geomorfologia; Geomorfologia e planejamento; Conhecendo a Biogeografia; Dinâmicas Biológicas e Geomorfologia; Compreendendo os Recursos Hídricos; Água Subterrânea e Aquíferos; A atualidade da questão ambiental. | 
                                    
                        | *
			                 Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade | 60h | 
                    
                        | A Relação Homem-Natureza: Histórico e Abordagem de Progresso Sustentável; Desenvolvimento Sustentável; Viver de Forma Sustentável; Passos para se Construir uma Sociedade Sustentável; Respeitar e Cuidar da Comunidade dos Seres Vivos; Melhorar a Qualidade da Vida Humana; Conservar a Vitalidade e a Diversidade do Planeta Terra; Permanecer nos Limites da Capacidade Suporte do Planeta Terra; Modificar Atitudes e Práticas Pessoais; Permitir que as Pessoas Cuidem do seu Próprio Meio Ambiente; Gerar uma Estrutura Nacional para a Integração de Desenvolvimento e Conservação; Constituir uma Aliança Global; Aplicações dos Princípios Descritos - Ações para uma Vida Sustentável. | 
                                    
                        | *
			                Proteção do Meio Ambiente | 60h | 
                    
                        | Preservação do Meio Ambiente: Conceituação e Importância; Programas de Preservação do Meio Ambiente; Critérios e Técnicas de Avaliação e Controle de Poluentes; Qualidade do Ar e da Água: Processos de Purificação do Solo, Serviços Básicos de Saneamento em Casos de Emergência, Destinação de Resíduos Industriais; Aspectos Legais, Institucionais e Órgãos Regulamentadores. | 
                                
                    | *
                        Disciplina obrigatória.
                        Total | 300h |